O Dia da Consciência Negra foi criado, no Brasil, no ano de 2003 e foi instituído oficialmente em caráter Nacional em 2011.
As celebrações de 20 de novembro surgiram no ano de 1970, num sábado, no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre - através de um dos fundadores do Grupo Palmares, cuja associação reunia militantes e pesquisadores da cultura negra brasileira -, pelo poeta, professor e pesquisador, Oliveira Silveira.
A data 20 de novembro é uma referência à morte de Zumbi dos Palmares (em 1965), líder do Quilombo dos Palmares, localizado entre os Estados de Alagoas e Pernambuco. O Quilombo dos Palmares representa uma forte simbologia de luta e resistência contra a escravidão, segregação e racismo.
A morte de João Alberto, justamente em Porto Alegre, onde nasceu o dia da Consciência Negra, mostra o quanto o país precisa ser mais duro nas suas leis e o quanto as pessoas racistas são doentes, perversas e criminosas. É de se indignar, é de repudiar esses atos.
O assassinato de George Floyd, nos Estados Unidos, deveria servir como um alerta para não se cometer o mesmo crime e não servir de imitação, e ainda com doses a mais de crueldade: o João Alberto foi duramente espancado antes de ser asfixiado.
"O Brasil negro importa. A vida humana importa"!
--- Gil Buena ---
Nenhum comentário:
Postar um comentário