TEXTOS DE GIL BUENA

*** FRASES --> PENSAMENTOS --> POESIAS --> CONTOS --> CRÔNICAS --> TEXTOS --> OUTROS

22 novembro 2020

Descobertas

 

 Às vezes a gente descobre o amor e às vezes é o amor que nos descobre. De uma forma ou de outra, é bom demais quando acontecem essas descobertas.
 
--- Gil Buena ---

 

O Dia da Consciência Negra foi criado, no Brasil, no ano de 2003 e foi instituído oficialmente em caráter Nacional em 2011.

As celebrações de 20 de novembro surgiram no ano de 1970, num sábado, no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre - através de um dos fundadores do Grupo Palmares, cuja associação reunia militantes e pesquisadores da cultura negra brasileira -, pelo poeta, professor e pesquisador, Oliveira Silveira. 
 
A data 20 de novembro é uma referência à morte de Zumbi dos Palmares (em 1965), líder do Quilombo dos Palmares, localizado entre os Estados de Alagoas e Pernambuco. O Quilombo dos Palmares representa uma forte simbologia de luta e resistência contra a escravidão, segregação e racismo.
 
A morte de João Alberto, justamente em Porto Alegre, onde nasceu o dia da Consciência Negra, mostra o quanto o país precisa ser mais duro nas suas leis e o quanto as pessoas racistas são doentes, perversas e criminosas. É de se indignar, é de repudiar esses atos.
 
O assassinato de George Floyd, nos Estados Unidos, deveria servir como um alerta para não se cometer o mesmo crime e não servir de imitação, e ainda com doses a mais de crueldade: o João Alberto foi duramente espancado antes de ser asfixiado. 
 
"O Brasil negro importa. A vida humana importa"!
 
--- Gil Buena ---

21 novembro 2020

Ledo engano

E tem gente que acha que a felicidade só é possível através de conquistas grandiosas. Ledo engano!
 
--- Gil Buena ---

15 novembro 2020

A água não é extraída da pedra

A água não é extraída da pedra, mas a pedra pode ser envolvida pela água. Mesmo sendo tão diferentes, suas grandezas são óbvias e a interação entre elas torna a beleza das diferenças algo possível de ter.
 
--- Gil Buena ---

Que o tempo colha em mim alegrias

 

Que o tempo colha em mim alegrias plantadas no terreno da esperança, brotando aqueles momentos em que as sementes germinaram felicidades.
 
--- Gil Buena ---

13 novembro 2020

Deus resolve nos presentear

 

A lua tão gentil achou por bem enfeitar o céu quando o véu da noite abraça a escuridão. As estrelas enciumadas resolvem pincelar todo o céu de encantos com brilhos e luzes. As nuvens, por sua vez, procurando não ficar de fora de tal espetáculo, decidem esculpir gravuras no céu de amor e sonhos. Os pássaros observando todo o movimento põem a cantarolar de felicidade. E o homem, na pressa do dia, não olha pra lua, não admira as estrelas, não decifra as nuvens nem ouve os pássaros cantar. Triste homem que deixa passar despercebidas as gentilezas de tantas belezas que Deus resolve nos presentear.
 
--- Gil Buena ---

07 novembro 2020

Especialidades do amor

 

Fazer a gente sorrir, aparentemente sem motivo, é uma das maiores especialidades do amor.
 
--- Gil Buena ---

05 novembro 2020

Amar é plantar flores dentro do coração

Amar é enxergar o outro pelo lado de dentro e simplesmente se apaixonar pela paisagem. É visitar cenários muitos, é saber contornar espinhos, adornar caminhos e fazer dos nossos desertos fontes de amor e união. Amar é plantar flores dentro do coração.
 
--- Gil Buena ---

04 novembro 2020

Está-se em estado de amar


Existe uma força que vai além do nosso saber, da nossa explicação e nem sempre é tão bem interpretada. Para quem não sabe o que é o amor, também não sei. Melhor assim. Não é sabendo que se ama. Às vezes ele chega sem nada falar e vai abrindo um espaço tão grande dentro da gente que, quando menos se espera, está-se em estado de amar. Porque o amor não é ter, é ser. E somos uma mistura nossa. Entre mim e você o nó se desfaz e o laço veste a nobre delicadeza do sentir.
 
--- Gil Buena ---

02 novembro 2020

Dia de Finados: Durma em paz, descanse em Deus!

 

Da amarga saudade, aquela que nunca sara. E das luzes no céu, as estrelas brilham por causa da sua chegada, onde a vida eterna está na sua nova morada e onde os anjos te cobrem de amor e fé, dando conforto ao seu espírito. Durma em paz, descanse em Deus!
 
--- Gil Buena ---